Ciência em Casa

Eureka!
Ciência em Casa
 

 
    Este espaço no site Ciência em Casa é dedicado às tuas dúvidas acerca da ciência envolvida no teu dia a dia. Podes colocar as questões mais complicadas para que os utilizadores do site as tentem responder.
    Este espaço virtual é teu! Envia as tuas questões para o endereço electrónico cienciaemcasa@aeiou.pt. Participa no espaço Eureka! do site Ciência em Casa.

 
  P.1 Como influência a lua as marés?

Vasco Silva    

R.1.1. Através da lei da ação e reação (Newton) sabemos que Lua atrai a Terra assim como a Terra atrai a Lua. Como sabemos, o volume de água em nosso planeta é praticamente constante. Quando a maré for alta em uma região deverá ser baixa em outra.
Como sabemos a superfície da Terra é coberta em sua maior parte por água e esta por não ser rígida sofre uma atração "plástica" da Lua. O mesmo acontece com as placas tectônicas (de uma forma menos sensível), pois estas não estão fixas ao centro da terra, mas sobre uma camada de magma.

Milton Kanaciro

R.1.2. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

  P.2 Sou professora de Ciências da 8ª série, na mostra de ciências da minha escola, gostaria de saber sobre o contexto teórico de uma experiência.

Foguetão

Uma garrafa de PVC, com um orifício na tampa prende-se o canudinho na garrafa que passará por um fio de nylon, espirra-se álcool na tampa e coloca-se uma vela e o foguete estoura e se movimenta.
Bem, fisicamente eu sei a explicação 3ª Lei de Newton. Gostaria de uma explicação química para este experimento, seria possível? Aguardo resposta o mais breve possível.

Valesca Freitas

 R.2.1. Podemos considerar que a reacção química que ocorre é a seguinte:

CH3CH2OH(l) + 3 O2(g) ---> 2 CO2(g) + 3 H2O(g)

   Lembre-se nas CNTP 1 mol de qualquer gás ocupa um volume de 22,4L.
   Vamos supor que você usou inicialmente 46g de álcool etílico (1 mole de
CH3CH2OH(l)) que é um líquido e que podemos considerar, nessas condições, de volume desprezável (aproximadamente 46 mL) em relação a quantidade de gás oxigénio utilizado (3 moles de O2 ® 67,2 L).
   Note que o volume de gás oxigénio no início da reacção é de 3 moles e que no final da reação temos um volume de 5 moles (2 moles de CO2 + 3 moles de H2O), ou seja 112 L.
   Note que houve um aumento de volume. Sabemos que PV = nRT.
   Como o número de moles (n) aumentou, a temperatura (T) também e o volume da garrafa (V) permaneceu constante (além do R ser constante), concluímos que houve então um aumento da pressão interna.
   É claro que as quantidades reais são cerca de 100 vezes menor, mas assim fica mais fácil de se explicar.
   A partir daí utilizando a 3° Lei de Newton conseguimos explicar a experiência!!

Milton Kanaciro

R.2.2. Cara Valesca Freitas,

  Não ficou muito claro o experimento . Poderia me mandar um esquema , fotografia ou desenho?
 Se for o que estou pensando, tenho até uma sugestão, mas prefiro aguardar sua resposta!

Arthur Nascimento Junior

R.2.3. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.3 O que significa a equação E = m c2?

Daniel Rocha

R.3.1. A forma mais fácil de explicar a fórmula E = m c2, ou seja a energia em repouso de uma partícula de massa m é dizer que se aniquilassemos essa partícula com a sua antipartícula, daí resultaria uma energia de valor 2 m c2. É o que sucede quando o electrão se aniquila com o positrão resultando a emissão de dois fotões gama de cerca de .5 Mev.

Armando Vieira

R.3.2. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.4 O que se deve fazer para diminuir a tensao superficial de algum gas, como o ar por exemplo?

Luciano Rosa

R.4.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.5 Como é que se pode fabricar sabão em pó?

Luis Marangoni

R.5.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.6 Colocamos um pedaço de papel em chamas dentro de um erlenmeyer e tapamos a boca do mesmo com um ovo cozido. Fazendo assim, o ovo deve entrar no erlenmeyer.
Supondo que haja a combustão completa da celulose ocorrerá a seguinte reação:

C6H10O5 + 6 O2 = 6 CO2 + 5 H2O

Isto é, 6 moles de gás oxigênio serão consumidas mas ao mesmo tempo 6 moles de gás carbônico mais 5 moles de vapor de água serão formadas, ou seja, haverá um aumento no número de moles de gases dentro do recipiente.
Sabendo-se que há um aumento da temperatura no interior do frasco. Pergunta-se: Por que há uma diminuição da pressão no interior do frasco para que o ovo entre no mesmo?

Milton Kanaciro

 R.6.1. Se bem entendi o problema, este compreende duas fases:

   1. Coloca-se o papel a arder dentro do erlenmeyer e de seguida tapa-se o erlenmeyer com um ovo cozido (e descascado, creio eu!) O diâmetro menor do ovo e tal que este não consiga entrar por efeito da gravidade dentro do erlenmeyer.

   2. Dado que o ovo obstrui completamente a entrada do erlenmeyer, a reacção extingue-se por falta de oxigénio. Alguns instantes depois o ovo entra no Erlenmeyer.

   A explicação poderá ser a seguinte:

   Durante a combustão o ovo actua como válvula sem retorno, i.e. permite a saída dos gases de combustão, desde que a diferença de pressão entre o interior do balão e o exterior seja suficiente para o ovo subir ligeiramente e desobstruir a saída, mas não permite a entrada de gases (ar fresco). Nestas condicões a reaccão extingue-se por falta de oxigénio.
Neste instante temos um balão fechado e cheio de CO2 e H20 a uma temperatura muito superior a temperatura ambiente. Com o decorrer do tempo a temperatura baixa no seio do balão, o que leva a condensação da água e consequente diminuição de pressão. Esta diminuição faz com que o ovo entre por diferença de pressão (a semelhança da experiência do Balão).

Ricardo Pereira

 R.6.2. Caro Milton,

   O ar é uma mistura de gases, e que contém ainda vapor de água. Ocorre que a pressão do ar, enquanto mistura é, no nível do mar 1 atm, e cada um de seus componentes tem sua pressão parcial específica, ou seja a pressão de determinada fracção molar do gás multiplicada pela pressão total. Caso eliminemos um dos componentes (no caso, o oxigénio) NUM SISTEMA FECHADO, a pressão do mesmo irá cair, causando a aspiração do ovo para o interior da garrafa.
   Outro experimento semelhante , consiste em encher um recipente com ar , que contenha também sílica-gel dessecante (azul) . Se fecharmos o recipiente e por sua tampa adaptarmos uma válvula ligada a um manômetro, verificaremos a queda de pressão produzida pela remoção da humidade.

Qualquer dúvida escreva-me!

Um grande abraço

Arthur Nascimento Junior

Arthur Nascimento Junior

 R.6.3. Esse tipo de experiência sempre deixa dúvida devido ao mau encaminhamento do experimento; acender um pedaço de papel, jogar dentro da garrafa e tapar com o ovo cozido é totalmente diferente de: tapar a garrafa com ovo cozido e, por um método adequado, acender o papel dentro da garrafa.
   O simples ato de jogar o papel aceso dentro da garrafa já é suficiente para que ocorra uma brusca expansão do ar interno e sua expulsão pela boca da garrafa ... antes que se tenha tempo de tapar com o ovo!
   A quantidade de ar interno diminui bruscamente durante a entrada do papel em chamas devido ao brusco aquecimento.

   Após a queima do papel, da reação química que praticamente substitui o oxigênio pelo dióxido de carbono em quantidades iguais, sobrevém o resfriamento do sistema e a conseqüente queda de pressão interna (o pouco ar que restou ocupando o volume todo da garrafa exercerá pressão muito pequena). As forças nascidas das diferenças de pressão externa e interna empurram o ovo cozido para dentro.
Aliás, é assim que muitas frutas (cozidas) são postas dentro de garrafas para fazer licores etc. (pêra, maça, uva, caju, goiaba etc.).

Léo

Luiz Ferraz Netto

R.6.4. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.7 Eu gostaria de ser correspondida o mais rápido possível, pois é uma questão de prova e espero que vocês me consigam ajudar.
           1ª- Qual o significado da sigla NYLON?
           2ª- Qual a contribuição dos gregos para a química?
           3ª- Porque é que o metanol é tóxico e o etanol não?

Obrigado pela atenção, espero ansiosa.

Agles Collares

R.7.1. Cara Agles,

 1) Nylon é apenas uma marca comercial para os polímeros derivados da condensação entre uma polimetileno diamina e um ácido dicarboxílico.
 Por exemplo: Nylon 66 , significa que a diamina tem 6 átomos de carbono ( hexametilenodiamina) e o ácido também tem 6 átomos na cadeia ( ácido adípico ou hexano dióico).

 2) Particularmente , apenas os conceitos primitivos de átomo, homogeneidade dos corpos e da matéria, que para eles era formada por água, terra, fogo e ar!

 3) O metanol é mais tóxico que o etanol devido ao fato de haver assimilação pelo trato digestivo ou pela pele, ele é conduzido ao fígado. Lá existe uma enzima chamada alcool-dehidrogenase, que o converte rapidamente a aldeído fórmico (formol) ; este aldeído é convertido por outra enzima, a aldeído dehidrogenase que o transforma em ácido fórmico, que entre outras coisas tem a capacidade de destruir terminações nervosas (principalmente o nervo ótico, causando cegueira)e também atinge de forma irreversível o sistema nervoso central.
 Para certos casos de intoxicação por metanol, emprega-se a administração endovenosa de etanol diluído, que irá competir pelas enzimas antes citadas , devendo-se apenas controlar o pH sanguíneo, pois uma acidose irá aparecer devido ao ácido acético liberado no sangue.

Arthur Nascimento Junior

R.7.2. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.8 Como fazer para separar sal de cozinha e açúcar refinado?

Milton Kanaciro

R.8.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.9 Queria saber como naves espaciais aceleram, fazem curva e como pousa e sai da LUA? É claro que estou a par da 3ª lei de NEWTON, mas como a reação ocorre no vacuo?

Fabricio Abelha Cavenaghi

R.9.1. Resposta:

 As naves e os módulos de pouso levam consigo 'combustível e comburente' próprios. A queima desse combustível mediante o comburente origina gases sob alta pressão (na câmara de combustão). Esses gases aplicam forças contra as paredes da câmara; nas paredes laterais essas forças se compensam. A força contra a parede 'da frente' (aquela que vai empurrar o módulo) reage sobre os gases expulsando-o da câmara. A terceira lei de Newton aparece ai; a ação é a força que os gases aplicam na câmara e a reação é a força que a câmara aplica nos gases. Os gases com sua massa "m" são expulsos com velocidade "V" e o módulo com sua massa "M" é 'empurrado' com velocidade "v". Vale: mV = Mv .

 3) Observe que as forças surgem entre câmara e gases e não entre "gases e vácuo". Certos módulos levam, como 'combustível', ar comprimido. A saída desse ar pode ser orientada para várias direções e é isso que permite o giro do eixo do módulo; são jatos de ar orientados que permitem as curvas.

 Aquele abraço,

Luiz Ferraz Netto

R.9.2. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.10 Na lamparina, o líquido (combustível) sobe pelo pavio para alimentar a chama.

   Minha pergunta não é como o líquido consegue subir pavio acima; a capilaridade resolve isso. Mas, de onde vem a energia potencial gravitacional que o líquido que ascende adquire? Quem perde energia para compensar aquela que o líquido adquire na subida?

Leonardo Barretos

R.10.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.11 Eu gostaria de saber mais sobre substâncias químicas que sofrem modificações em sua estrutura após a sua queima. Como por exemplo a celulose.

Caxambu

R.11.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.12 Sou estudante de Biologia e tenho que apresentar uma experiência sobre a obtenção de álccol a partir do açúcar comum. A experiência já consegui, mas não consigo encontrar uma conclusão, afim de comprovar a existência de álcool na solução. Alguém pode me ajudar?

Facal

R.12.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.13 Quais são os componentes químicos do petróleo, do isopor e do PVC e o porquê deste nome PVC?

Deny Freitas

R.13.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.

P.14 Olá, eu gostaria de pedir ajuda para realizar um trabalho escolar. Eu queria aprender sobre como produzir eletricidade usando mecanismo de corda e se puder me indicar sites ou livros onde eu possa aprender sobre o assunto. Por favor me ajudem, desde já agradeço.

Marcelo Silva

R.14.1. Envia a tua resposta para cienciaemcasa@aeiou.pt.




Todos os direitos reservados. Copyright © 1999-2025 Ciência em Casa - Vasco Silva.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Por favor informe-me se houver algum problema no site.
As 5 melhores História do site Ligações interessantes Regras de segurança Contacto English version